Aula do dia 17/03/09

Pesquisa em grupo, realizada em sala de aula.

Análise:

Teoria da Contingência - Originou-se de pesquisas realizadas para confirmar se haveria um modelo de estrutura organizacional que seguiam a Teoria Clássica, na qual se conclui que não haveria um único e/ou melhor modelo de organização, pois, não existe regra, tudo é relativo, tudo depende.
A condições do ambiente são variáveis, enquanto as técnicas administrativas são condicionais a uma relação funcional, essa relação é dependente aos acontecimentos.
Tem como características sistemas mecânicos (permanentes) e orgânicos (variáveis), baseados em: estruturas organizacionais; autoridade; desenho de cargo e tarefa; processo decisorial, comunicação, confiabilidade em...; princípios fundamentais; ambiente.
Seus aspectos são sistemas abertos, integração entre si e com o ambiente.

Teoria Neoclássica - teoria integradora eclética e utilitarista, que se originou da da Teoria Clássica dando-lhe um complemento;
Tem como características: a ênfase na prática e aplicação da administração; reforma e atualização da teoria Clássica, onde soma seus princípios gerais para facilitar o trabalho do administrador.
Seus objetivos são focados em resultados, e é aberta a todos os pontos de vista.
A Administração como técnica social - orienta, dirige e controla os esforços de um grupo para um objetivo comum.
A cooperação com as outras pessoas para atingir seus objetivos é uma das atividades da administração que coordena grupos..
As sociedades organizacionais agem entre si e embora sejam interdependentes, tendem a viver e trabalhar juntas.
Aspectos da administração comuns às organizações:
- Objetivos - tarefa social;
- Semelhança na composição da administração, porém com o propósito de equilibrar os objetivos das instituições com os desejos e necessidades das pessoas.
- Desempenho individual onde cabe ao administrador conduzir a empresa que será de acordo com as atitudes do mesmo.
Pesquisa realizador por: Aline, Ana Elisa, Chrystiane, Laura.